Lançado em 2009 por dois empreendedores, o Whatsapp hoje é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, mas principalmente no Brasil. O mensageiro caiu nas graças do público, tendo inclusive levado uma boa fatia dos usuários do Facebook, do seu lançamento para cá.

O curioso é que um dos fundadores do WhatsApp foi reprovado em uma seleção de trabalho no facebook. Cinco anos após seu lançamento, o mesmo Facebook comprou o aplicativo pela bagatela de 16 bilhões de dólares.

A inovação do aplicativo está no fato de trocar mensagens sem gastar o crédito do celular. Hoje temos pelo menos uma dúzia de mensageiros disponíveis no mercado, mas como um pioneiro no ramo, o whatsapp ainda reina absoluto para a maioria das pessoas.

Atualmente o aplicativo possui mais de 800 milhões de usuários ativos. A pesquisa brasileira de mídia de 2015, mostrou que quase 60% da população utiliza o serviço.

Entretanto, o WhatsApp não serve apenas para trocar mensagem com a família e os amigos. O aplicativo se mostrou um canal eficiente de comunicação entre marca e cliente.

Uma forma de se utilizar a plataforma é como um SAC, desde que sua empresa tenha um número dedicado e exclusivo para isso. Mas as possibilidades que o whatsapp oferece para os negócios não fica restrito somente ao SAC. Confira outras possibilidades:

Vendas
Além do atendimento ao cliente, tire dúvidas, envie campanhas, promoções, cupons, etc.

Marketing Direto
Se você possui o cadastro dos seus clientes, com certeza a maioria possui celular com o aplicativo instalado. Aproveite para fazer marketing direto com eles, podendo utilizar, inclusive, segmentar promoções de acordo com o histórico dos seus clientes.

Grupos
Além de participar de grupos de negócios de interesse, para trocar informações e experiências, você pode ainda criar seu próprio grupo, para interagir tanto com interessados quanto para manter a comunicação entre a equipe interna.

Marketing de Conteúdo
Seja relevante! Gere conteúdo de interesse para o seu público e compartilhe via whatsapp.

Conteúdo Multimídia
Não fique preso apenas à textos e imagens. Compartilhe vídeos! Invista em vídeos que inspirem e criem uma conexão entre sua marca e seu público.

Vale ressaltar uma observação: Evite o envio de mensagens em massa (spam). Relacione-se apenas com clientes e com quem tem real interesse em seu negócio e soluções. Evite uma imagem negativa para seu negócio. Afinal, qualquer usuário pode sair da sua lista quando quiser.

Por fim, confira como algumas empresas brasileiras utilizam o mensageiro:

Shopgram
Desenvolvida por uma dupla de empreendedores, a ferramenta permite fazer vendas via Instagram e Whatsapp.

Nutty Bavarian
A fundadora da empresa utiliza o aplicativo para pedir dicas à colegas do setor e resolver os desafios do dia-a-dia.

Sorvete Naked
O produto feito de água de coco e frutas é vendido via WhatsApp.

Centralfit
O e-commerce de suplementos alimentares utiliza o aplicativo para interagir com os clientes.

Essas são algumas das possibilidades, você tem uma ideia diferente ou já viu o aplicativo sendo utilizado de maneira inovadora? Escreva para nós e conte a sua história 😉

pills store pills store