Falar de startups hoje envolve alguns “clichês”, algumas ideias pré-concebidas que na verdade não têm fundamento. Confira neste post 5 delas.

01. Startups são pra gente jovem

Olha só um clichê vazio e sem sentido algum. É claro que existem jovens que estão ligados em startups, mas acreditar que esse tipo de negócio é apenas para os jovens é deixar de lado um item praticamente indispensável para que uma startup – por mais inovadora que seja – dê certo: a experiência. Quanto mais experiência uma pessoa tem, mais fácil é ela ter boas ideias que podem gerar grandes startups.

02. O mais importante é ter uma boa ideia

pills store

Acreditar que uma ideia vai resolver tudo é minimizar a importância do esforço daqueles que estão por trás do projeto em questão. Uma startup só dá certo porque existem pessoas dedicadas a fazer ela dar certo e, como tal, não basta apenas ter uma boa ideia e acreditar que ele vai andar por si só e motivar que ela se viabilize sozinha.

03. Talento vale mais que disposição

Confiar apenas no talento é se contentar com as soluções superficiais. Se você não tiver disposição para ir a fundo em seus projetos, você não vai conseguir chegar onde ninguém ainda foi. O talento ajuda você a resolver problemas. O esforço e a persistência ajudam você a criar soluções inovadoras e que geram mudanças positivas no seu negócio

04. Sem dinheiro nunca dará certo

O Brasil é conhecido por sua capacidade de gerar profissionais capazes de agir de maneira inteligente durante crises. Aqui, dinheiro não é a regra, é a exceção. Se você acredita que, sem ele, não vai conseguir ir pra frente, você não vai pra frente. Aliás, qual o empresário que você conhece que investiria em algo que não tem nada de concreto ainda?

05. Só eu posso fazer acontecer

Startups normalmente surgem de uma ou outra cabeça com boas ideias e muita disposição, mas acreditar que o negócio vai engrenar com o seu trabalho e só é loucura. Saiba se munir de bons profissionais, os coloque à sua volta e saiba quando confiar em seus pareceres. Uma startup é feita por pessoas, não por uma pessoa dando ordens e pronto.

pills