Quem está envolvido com o universo do empreendedorismo e das startups, conhece muito bem Eric Ries. O empreendedor é um guru para todo aquele que tem interesse em empreender. Sua máxima “Comece pequeno e aprenda rápido” se tornou um mantra.
O autor do best-seller “A Startup Enxuta” esteve pela primeira vez no Brasil no mês de Outubro, palestrando durante o HSM ExpoManagement. Durante sua apresentação compartilhou alguns insights e reflexões adquiridas em mais de duas décadas como empreendedor. Confira:

 

01. FAÇA AS PERGUNTAS CERTAS
A pergunta que determina o sucesso ou não de uma startup não é “Isso pode ser feito?”, e sim “Isso deve ser feito?”. Como seu produto mudará a vida das pessoas? Elas estariam dispostas à comprá-lo?”

 

02. STARTUP É SEMPRE UM TESTE
O empreendedor faz uma crítica sobre como as startups elaboram seus planos de negócio, atribuindo grandes expectativas de lucros astronômicos, que na maioria das vezes, não é realista. “Cada investimento feito em uma startup é um experimento, para ver se as pessoas de fato querem aquele serviço”, ele explica.

 

03. POR QUE TANTAS STARTUPS MORREM?
Eric Ries resume: “As empresas fracassam porque não conhecem quem de fato é o seu cliente”. Quanto mais cedo o empreendedor entrar no mercado e buscar contato com seu cliente, maiores são as chances de sobrevivência do negócio.

 

04. EMPREENDEDORISMO E GESTÃO
Uma startup é uma empresa, logo o objetivo não é apenas criar um produto, mas também uma instituição duradoura. Eric diz que é preciso abandonar o estereótipo de que a startup é formada por “dois caras em uma garagem”.
No entanto, considerando o cenário de incertezas, natural às startups, as técnicas tradicionais de gestão não funcionam. “Não é o tipo de coisa que se aprende em um MBA”. Isso é o que o autor chama de “aprendizagem validada”, questão abordada em seu livro.

 

05. REVEJA SUA ESTRATÉGIA SEMPRE
“Existe uma estratégia diferente que me faria chegar à minha visão?” Um dos segredos do sucesso de muitas startups é saber mudar sua estratégia, sem mudar sua visão. O empreendedor recomenda que no começo de qualquer negócio, ocorram reuniões periódicas para avaliar se a estratégia utilizada está sendo bem-sucedida.

 

06. NÃO VALE A OPINIÃO, MAS A AÇÃO DO CLIENTE.
Um dos pilares da metodologia lean é a validação do produto, saber se existem clientes para seu negócio. Isso é feito através de um protótipo do produto, o chamado MVP, apresentado à possiveis consumidores.
A reação desse consumidores é que vai orientar o seu aprendizado e as adaptações futuras. Eric, no entanto, ressalta que “pedir a opinião dos clientes não é científico. Científico é saber como eles vão se comportar diante de seu produto.”
Em outras, ser parabenizado pelo seu produto ou receber empatia do seu cliente é algo vago. O que valida sua ideia são ações mais concretas, como, por exemplo, o cliente estar disposto à pagar antecipado pelo produto que nem foi lançado ainda.

 

Texto adaptado. Leia o original pills store AQUI

 } pills