Estruture a sua ideia de negócios!

Canvas do modelo de negócios

Criado pelo suíço Alexander Osterwalder de forma colaborativa com pessoas do mundo inteiro o Canvas do Modelo de Negócios ganhou o mundo pela forma simples como organiza um modelo de negócio do zero e em nosso trabalho ele será peça chave para estruturar a sua ideia e dar uma visão mais clara do negócio a ser montado.

Usando o aplicativo de sua preferência ou notas auto-colantes, canetas para cd e o próprio canvas, inicie o preenchimento do quadro na ordem que você achar mais adequada, com as seguintes observações:

Proposta de Valor
Que valor será entregue para o segmento de clientes? Quais são os problemas dos clientes que a empresa ajuda a resolver? Quais são os produtos e serviços que são entregues para cada segmento de clientes? Que necessidades dos clientes estão sendo satisfeitas?

Segmento de Clientes
Para quem está sendo criado valor? Quem são os clientes mais importantes?

Canais
Através de quais canais o segmento de clientes será alcançado? Como estão sendo alcançados hoje? Como os canais estão ligados entre si? Qual é o canal que funciona melhor? Qual é o canal que tem menor custo?

Relacionamento com Clientes
Que tipos de relacionamentos o segmento de clientes espera da empresa? Quais são os relacionamentos já estabelecidos hoje? Como estes relacionamentos estão integrados com outros aspectos do negócio? Quanto custam os relacionamentos existentes?

Recursos-Chave
Que recursos-chave a proposta de valor exige? E os canais de entrega? E os relacionamentos? E as fontes de receita?

Atividades-Chave
Que atividades-chave a proposta de valor exige? E os canais de entrega? E os relacionamentos? E as fontes de receita?

Parceiros-Chave
Quem são os parceiros-chave? Quem são os fornecedores- chave? Que recurso-chave a empresa consegue dos parceiros- chave? Que atividades-chave os parceiros-chave exercem?

Fontes de Receita
Como você ganha dinheiro? Por qual valor o segmento de clientes está disposto a pagar? Pelo quê pagam atualmente? Como o segmento de clientes paga hoje? Como eles prefeririam pagar? Qual é a contribuição de cada fonte de receita para receita total?

Estrutura de Custo
Onde você investe o dinheiro do negócio? Quais são os custos mais importantes do modelo de negócios? Quais são os recursos-chave mais caros? Quais são as atividades-chave mais caras?

Conheça o seu cliente

Como um dos pontos centrais de todo projeto você precisa se preparar para a fase de validação com o cliente usando duas ferramentas de simples preenchimento:

Personas

Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar. Personas são uma ferramenta ou método de segmentação de mercado. O termo persona é usado amplamente em aplicações online e tecnológicas, bem como em publicidade, onde outros termos como retratos de pena também podem ser usados.

São úteis para consideração dos objetivos, desejos e limitações de usuários e compradores de marcas com o objetivo de ajudar a guiar decisões sobre um serviço, produto ou espaço de interação tais como características, interações e o design visual de sites web. Personas são frequentemente usadas como parte de um processo de design centrado no usuário para o desenvolvimento de software e também são considerados uma parte do design de interação (IxD), tem sido usados no design industrial e mais recentemente para finalidades de marketing online, como por exemplo no marketing de conteúdo.

Para esse conceito ser útil, você deve dar a cada seguimento de cliente dispostos no Canvas do modelo de negócios, um nome e algumas características demográficas tais como estado civil, idade, sexo, etc. (o detalhe aqui é trabalhar com os dados que são interessantes ao seu modelo de negócio, um exemplo, a forma como ele conecta a internet ou chega até o meu site podem ser mais interessantes do que saber o sexo do cliente).

Mapa da empatia

A empatia é a capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias. Ou simplesmente colocar-se no lugar do outro.
– Como ele se sente?
– O que ele fala ou faz?
– O que escuta?
– Quais desafios enfrenta?
– Quais são suas fortalezas?

Já o Mapa da Empatia é uma ferramenta para obter um profundo CONHECIMENTO DO CLIENTE o que representa uma vantagem competitiva essencial nas organizações. Para utilizá-lo você irá selecionar os seguimentos de clientes dispostos no Canvas do modelo de negócios criado, com ajuda de notas auto-colantes vamos responder diferentes perguntas, baseado no perfil de cliente escolhido.
– O que o nosso cliente vê? – Como ele pensa?

VÊ
O que ele vê? Como é seu entorno? Quem são os seus amigos? Qual é a oferta que recebe? Que tipo de problemas ele encontra?

pills store ESCUTA
O que ele escuta? Quais são as áreas que influência no seu entorno? O que seus amigos dizem? Seu parceiro/a? Quem realmente o influência e como? Quais os canais de mídia os influenciam?

PENSA E SENTE
O que ele pensa ou sente? O que considera realmente importante? Quais suas emoções? O que o move? Quais suas expectativas, sonhos e aspirações? Quais suas emoções?

FALA E FAZ
Qual é seu comportamento e reação em público? O que ele comenta no seu entorno? Você Identifica algum fator diferencial entre o que diz e o que realmente pensa ou sente?

pills FRAQUEZAS
Quais são suas fraquezas? Que desafio enfrenta? Quais são suas maiores frustrações? Que obstáculo enfrenta para conseguir seus objetivos? Que riscos teme assumir?

FORÇAS
Quais são seus Ganhos ou Fortalezas? Que lucro quer conseguir? Como mede o sucesso? Que estratégia utiliza para conseguir seus objetivos?

Considerações
Uma vez realizada a análise teremos um bom conhecimento do cliente, seu entorno, preocupações, comportamentos, expectativas e decisões. Isto permitirá abrir novos caminhos para a criatividade, inovação e novas oportunidades de negócios muito mais adaptadas a realidade de cada cliente.

Estruture a sua ideia de negócios

Estruture a sua ideia de negócios

d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);