A validação de uma ideia junto ao seu público alvo é uma das etapas mais importantes de um novo negócio e o modelo inventado pelo americano Steve Blank tem se mostrado muito efetivo nesse aspecto pois considera um pivô versão anterior ao mínimo produto viável (MVP) que deve ser apresentado ao mercado alvo para colher feedbacks fazendo um vai e volta à mesa de projeto até que esse pivô possa se tornar um MVP e de fato ser explorado no mercado como um produto.

Uma das melhores formas de validação é a venda em si, pois ela afasta opiniões dadas ao acaso e por pessoas que de fato não prestaram atenção na sua ideia e cria um momento ideal para você saber de fato as dificuldades reais de vender o produto ou serviço que está criando, pois se o cliente pagar o que você está pedindo ele dá um feedback valioso para você descobrir o que lhe chamou atenção a ponto dele abrir a carteira e pagar, do contrário, quando ele não paga também dá um feedback no sentido de permitir a melhoria do seu produto com uma avaliação real do que o projeto deve melhorar para se tornar vendável e persistir ou mesmo encerrar nessa fase. Conclusão que só deve ser tomada após conversar com diversos clientes.

Outro ponto que deve ser destacado nesta etapa é a apresentação do pivô apenas como uma ideia, pois isso evita custos extras com o desenvolvimento de algo ainda inacabado e que pode ser facilmente rejeitado pelo cliente. Um bom exemplo seria eu apresentar o conceito de uma camisa que não acumula odor mesmo após a ida à uma academia de ginástica. Eu posso apresentar o conceito e até dizer o preço a um cliente sem me preocupar com a cor ou o design da camisa, item que se for desconsiderado pode me custar dinheiro para desenvolver o design e compra do tecido que podem ser rapidamente rejeitados pelo cliente caso ele não goste das decisões que eu tomei relativa a estes itens, inclusive sem validar o ponto de maior interesse e que devia ser o foco da etapa de validação, que era: Uma camisa que não acumula odor mesmo após a ida à uma academia de ginástica. Ponto que faz grande diferença mas é constantemente desprezado em muitas “validações”.

Como validar a sua ideia de negócios

Como validar a sua ideia de negócios